Arte Pré-Colombiana e Arte Pré-Cabralina

Arte Pré-Colimbiana
Consideram-se arte pré-colombiana as manifestações artísticas dos povos nativos da América espanhola antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492. Tudo o que resta das grandes civilizações do período anterior à colonização do continente americano pelos europeus é sua "arte".  Neste caso "arte" compreende objetos com funções definidas, em geral mágica ou religiosa, e também artigos simplesmente belos, criados para decoração. Fazem parte do universo artístico dessas civilizações tanto os templos e casas quanto as esculturas, relevos, pinturas, utensílios domésticos, objetos ornamentais, amuletos e tecidos. De autoria desconhecida, as obras são realizadas por artífices, cuja tarefa é transpor para os materiais (pedra, barro, metal etc.) padrões de representação predeterminados pelas crenças ou ciências de cada povo. Entre os estudiosos, a identificação, a interpretação e a comparação dos sistemas de representação dos povos ameríndios servem para classificá-los e decifrar um pouco de sua cultura como um todo. 
  Santa Maria, uma das caravelas da esquadra de Cristóvão Colombo


Arquitetura Pré-Colombiana... Maias, Astecas e Incas

Civilização Maia
No final do séc. XV, a América foi descoberta pelos espanhóis e portugueses. Enquanto na Europa vivia-se o auge do Renascimento, na América as construções apresentavam uma evolução bem diferenciada.
As civilizações americanas que mais se destacaram nesse período foram: México e Peru.
No sul mexicano, mais precisamente na Península de Yucatan, desenvolveu-se a civilização Maia (1000 a.C), porém, seu desenvolvimento mais significativo se deu entre os 300 - 1000 d.C. Projetaram grandes edificações entre pirâmides e palácios.
A foto acima refere-se ao Templo das Inscrições de Palenque (México).  Abaixo, está o Templo do Sol, também em Palenque:
Contudo, as mais intrigantes das construções Maias, talvez sejam: Templo do Jaguar, Poço Sagrado e de Chichen Itza
A arquitetura Maia esteve sempre muito ligada aos seus ideais religiosos. Os Maias eram politeístas, e também acreditavam na vida pós morte.  Ao lado da arquitetura, a arte Maia se desenvolveu intensamente na escultura, com os monólitos, amplamente coloridos e refinados que decoram os templos e palácios.

Segue abaixo o monólito do calendário Maia:
Civilização Asteca
A última civilização a se desenvolver antes da chegada dos colonizadores, foi a civilização Asteca, entre os meados dos séc. XIV e XVI. Contribuíram para a arquitetura do ponto de vista urbanístico, criando a cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), situada próxima a ilha do lago Texcoco, de forma bem organizada. Os astecas ergueram grandes pirâmides, templos e luxuosos palácios. Eram também politeístas como os Maias, e também acreditavam no ritual de sacrifícios humanos para deixar os deuses mais tranquilos.
Assim como os egipcios, e povos antigos, retratavam seu cotidiano em todas as formas de arte.
Pirâmide Asteca de  Tenochtitlán

Ao ser invadida pelos colonizadores espanhóis, a cidade foi destruída para a construção da nova Cidade do México, restando apenas algumas ruínas, porque grande parte deste acervo, encontra-se soterrado.
Os espanhóis no intuito de ampliar a nova cidade, aterraram o lago Texcoco, criando então um solo extremamente frágil. A terra não é capaz de suportar o peso das novas construções, o que torna a Cidade do México, um dos piores solos do mundo para se construir... Todas as edificações sofrem recalque nas estruturas, ou seja, a Cidade do México está afundando!
Esse castelo asteca ainda sobrevive... "Palácio de Chapultepec", hoje é utilizado como museu:
Civilização Inca

Desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes, especialmente no Peru. A arquitetura Inca impressiona pela sua imponência e simplicidade na construção pedra sobre pedra, uma vez que seu único elemento ornamental, são as portas em forma de trapézio (ruas da cidade de Cuzco, e Machu Picchu). 
Por ser uma região afetada pela presença constante de terremotos, os Incas desenvolveram uma técnica construtiva de amarração de pedras, de modo que suas construções ganharam uma resistência frente a movimentação de terra. E os colonizadores espanhóis, percebendo essa grande sacada, usaram os muros incas como suportes para suas próprias construções... Nada bobos esses espanhóis (rsrs).
Machu Picchu foi descoberta somente no ano de 1911, revelando ao homem moderno toda a sua eficiente estrutura urbana de uma sociedade bem antiga... Sua agricultura era muito além do seu tempo, uma vez que plantavam nos chamados terraços (degraus construídos nas costas das montanhas). Plantavam e colhiam milho e feijão (alimentos sagrados) e batata. Construíram canais de irrigação de solo, desviando o curso dos rios para as aldeias.
Como habitavam regiões montanhosas, os incas construíram várias estradas de acesso, todas em pedra.
A arte inca, destacou-se pela qualidade dos objetos esculpidos em ouro e prata, assim como a confecção de tecidos e jóias.

PINTURA E ESCULTURA

O periodo colonial esteve dominado por motivos religiosos, inclusive os gravados em madeira, retabolos, estátuas em madeira e altares elaborados pelos artistas locais. Pode-se apreciar em todas as igrejas daquela época e nas diversas pinacotécas do país.

MÚSICA

Era utilizada, nas cerimonias religiosas, festas e reuniões. Os indígenas utilizaram somente instrumentos de vento e percussão. Com a chegada dos espanhóis introduziram os instrumentos de corda. Tinham influencias de músicas africanas, que deu uma rica diversidade.Todos esses rítimos foram se fundindo, provocando novos rítimos.
ARTESANATO

Depois da conquista, os índios incorporaram em seus trabalhos as técnicas espanholas, porém mantiveram seus ancestrais motivos, desenhos e modelos.
A grande variedade de plantas e materiais existentes na região, contribuiram na diversidade do artesanato, que destacam-se os trabalhos em cestarias, tecidos e a olaria.

A região de Boyacá é a principal fabricante de artesanato do país.

Arte Pré-Cabralina



A Arte Pré- Cabralina é a arte que tínhamos antes da chegada de Pedro Alvares Cabral ao Brasil, a arte dos índios antes da colonização. O período pré-cabraliano: a fase Marajoara e a cultura Santarém. A história pré-cabraliana do Brasil se refere a uma etapa da História do Brasil que se inicia com o primeiro povoamento do território atualmente compreendido pelas fronteiras do Estado Nacional brasileiro (iniciado, acredita – se hoje, há 60 000 anos) e termina no ano de 1500, canonicamente estabelecido como o “descobrimento do Brasil”.
O Brasil pré-cabraliano recente costuma ser estudado através das línguas nativas. Com efeito, o estudo sobre as línguas nativas permite compreender inúmeros aspectos das culturas pré-cabralinas, além de seus parentescos históricos e de suas migrações.
Apenas um grupo pré-cabraliano recente foi associado suficientemente aos achados antigos: os grupos da família linguística Tupi-Guarani. Estes, na época da chegada dos europeus, dominavam o atual litoral brasileiro, conhecido por “Pindorama”. Outra fonte importante para a reconstrução da história recente dos povos pré-cabralianos é a mitologia indígena.

ARQUITETURA
Taba ou Aldeia é a reunião de 4 a 10 ocas, em cada oca vivem várias famílias (ascendentes e descendentes), geralmente entre 300 a 400 pessoas. O lugar ideal para erguer a taba deve ser bem ventilado, dominando visualmente a vizinhança, próxima de rios e da mata. A terra, própria para o cultivo da mandioca e do milho. 
No centro da aldeia fica a ocara, a praça. Ali se reunem os conselheiros, as mulheres preparam as bebidas rituais, têm lugar as grandes festas. Dessa praça partem trilhas chamadas  pucu que levam a roça, ao campo e ao bosque.
Destinada a durar no máximo 5 anos a oca é erguida com varas, fechada e coberta com palhas ou folhas. Não recebe reparos e quando inabitável os ocupantes a abandonam. Não possuem janelas, têm uma abertura em cada extremidade e em seu interior não tem nenhuma parede ou divisão aparente.
 
INTURA CORPORAL E ARTE PLUMÁRIA

Pintam o corpo para enfeitá-lo e também para defende-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. E para revelar de quem se trata, como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados. Boa tinta, boa pintura, bom desenho garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser. Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido.
Assim como a pintura corporal a arte plumária serve para enfeites: mantos, máscaras, cocares, e  passam aos seus portadores elegância e magestade. Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza. 
 
 

 

24 comentários:

  1. Kaique do vale sousa nº25

    Consideram-se arte pré-colombiana as manifestações artísticas dos povos nativos da América espanhola antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492. Tudo o que resta das grandes civilizações do período anterior à colonização do continente americano pelos europeus é sua "arte". Neste caso "arte" compreende objetos com funções definidas, em geral mágica ou religiosa, e também artigos simplesmente belos, criados para decoração.

    ResponderExcluir
  2. Ana Maria Lucena nº3
    ARTE PRÉ-CABRALINA
    Trata-se da arte dos índios antes da colonização. O período pré-cabralino está dividido em dois conjuntos de produção artística: a fase Marajoara e a cultura Santarém.

    A ARTE PRÉ-COLOMBIANA
    As inúmeras culturas pré-colombianas eram responsáveis por uma arte muito elaborada, complexa e ligada ao sagrado, alcançando elevados níveis artísticos em cerâmica, ourivesaria, dança, estatuária, pintura, escultura etc. Nas diversas culturas que floresceram, do México à Argentina, vemos uma grande complexidade social, religiosa e espiritual. Isso se refletia sempre em suas várias formas artísticas.
    Vemos nas culturas e civilizações pré-colombianas elevados níveis de qualidade no trabalho da metalurgia do ouro, cobre e platina, provando grande complexidade social, caráter urbano e uma especialização artesanal raras vezes igualada pelos povos da Europa por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. O título poderia ser mudado, pois a arte não evolui, ela se transforma ao longo do espaço/tempo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei! Muito interessante é uma pena que a nossa história seja defasadamente contada e ensinada nos ambientes educacionais

    ResponderExcluir
  5. Gostei! Muito interessante é uma pena que a nossa história seja defasadamente contada e ensinada nos ambientes educacionais

    ResponderExcluir
  6. Gostei! Muito interessante é uma pena que a nossa história seja defasadamente contada e ensinada nos ambientes educacionais

    ResponderExcluir
  7. Os indios do brasil,sempre foram um bando de bosta, compara os indios do Mexico com o do Brasil, Brasil é só palha e pena

    ResponderExcluir
  8. Os indios do brasil,sempre foram um bando de bosta, compara os indios do Mexico com o do Brasil, Brasil é só palha e pena

    ResponderExcluir
  9. ameeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  10. Voçe se esqueceu do artesanato da arte pre cabralina

    ResponderExcluir