Arte no Egito

A arte egípcia era através de edifícios, pinturas, esculturas e artes aplicadas do antigo Egito, da pré-história à conquista romana no ano 30 a.C. A história do Egito foi a mais longa de todas as civilizações antigas que floresceram em torno do Mediterrâneo, estendendo-se, quase sem interrupção, desde aproximadamente o ano 3000 a.C. até o século IV d.C. 
Os egípcios ao esculpir e pintar tinham o propósito de relatar os acontecimentos de sua época, as histórias dos Faraós, deu

ses e do seu povo em menor escala, já que as pessoas não podiam ser representadas ao lado de deuses e nem dentro de templos. Provavelmente eles não tiveram a intenção de nos deixar a "arte" de seus criadores. 
O tamanho das pessoas e objetos não caracterizavam necessariamente a distância um do outro e sim a importância do objeto, o poder e o nível social, o chamado de porcentagem.

  



Pintura
Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida religiosa. Estes desenhos eram feitos de maneira que as figuras eram mostradas de perfil. Os egípcios não trabalhavam com a técnica da perspectiva (imagens tridimensionais). Os desenhos eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos).



Escultura

Nas tumbas de diversos faraós foram encontradas diversas esculturas do ouro. Os artistas egípcios conheciam muito bem as técnicas de trabalho artístico em ouro. Faziam estatuetas representando deuses e deusas da religião politeísta egípcia. O ouro também era utilizado para fazer máscaras mortuárias que serviam de proteção para o rosto da múmia. (exemplo na imagem) 



 Arquitetura

Os egípcios desenvolveram vários conhecimentos matemáticos. Com isso, conseguiram erguer obras que sobrevivem até os dias de hoje. Templos, palácios e pirâmides foram construídos em homenagem aos deuses e aos faraós. Eram grandiosos e imponentes, pois deviam mostrar todo poder do faraó. Eram construídos com blocos de pedra, utilizando-se mão-de-obra escrava para o trabalho pesado.

  

3 comentários:

  1. Ana Maria Lucena nº3: A arte no antigo Egito tinha uma forte representação religiosa, em função da crença que o povo tinha na vida após a morte. As paredes das pirâmides tem pinturas que representam a vida cotidiana dos nobres em desenhos com duas dimensões apenas, sem preocupação com a perspectiva.
    A partir de 1560 a.C., a arte egípcia passa a refletir movimento e a delicadeza das formas, mas ficou conhecida pela ausência de preocupação com a profundidade. (O tronco era pintado de frente enquanto a cabeça era pintada de perfil).
    A maior parte das pinturas do antigo Egito eram feitas nas paredes das pirâmides (que por fim as pirâmides eram e é um dos mais belos exemplos arquitetônicos), com finalidades políticas e religiosas. Os desenhos eram acompanhados de hieróglifos.
    As leis do Egito antigo eram rigorosas e não podiam se mudadas: Nas pinturas, o homem tinha que ser maior que a mulher e ainda ter a pele mais escura. Um patrão também tinha que ser maior que seus empregados, e os trabalhos não podiam ser assinados. Essas regras prevaleceram por cerca de 3000 anos.
    Quanto a escultura eram feitas representando os deuses a qual eles adoravam , já quanto a arquitetura como já dito anteriormente um dos mais fortes exemplos eram as pirâmides a mesma era o local onde as pessoas daquela época ficavam depois da morte pois acreditavam que um dia voltariam a vida terrena , junto com os corpos eram colocados também todo o tipo de riqueza material pois além de acreditar na vida após a morte acreditavam que quando voltassem a terra receberiam todos os bens da vida passada.

    ResponderExcluir
  2. KAIQUE DO VALE SOUSA Nº25
    ARTE NU EGITO
    A arte no antigo Egito surgiu aproximadamente em 3000 a.C. e tinha uma forte representação religiosa, em função da crença que o povo tinha na vida após a morte. As paredes das pirâmides tem pinturas que representam a vida cotidiana dos nobres em desenhos com duas dimensões apenas, sem preocupação com a perspectiva.
    A partir de 1560 a.C., a arte egípcia passa a refletir movimento e a delicadeza das formas, mas ficou conhecida pela ausência de preocupação com a profundidade. (O tronco era pintado de frente enquanto a cabeça era pintada de perfil).
    A maior parte das pinturas do antigo Egito eram feitas nas paredes das pirâmides, com finalidades políticas e religiosas. Os desenhos eram acompanhados de hieróglifos.

    ResponderExcluir