O Renascimento foi um movimento que marcou o início de um processo de renovação cultural, que se desenvolveu durante os séculos XV e XVI. Esse movimento que buscou inspiração nos modelos da cultura greco-romana (Antiguidade Clássica), teve início na Itália e depois irradiou-se pela Europa.
A partir do ano 1400, o interesse pela cultura clássica deu um novo impulso às artes, às ciências e à filosofia na Europa e foi incentivado pela descoberta dos novos continentes e pela inve
nção da imprensa e da bússola.
Durante a Alta Idade Média (século V a XI), a Europa esteve desarticulada. Não havia comunicação entre os feudos e os vilarejos, que nasciam aqui e acolá. Também não existia um poder central em torno deles. A submissão ao rei e ao papa era plena.
As descobertas mais importantes eram feitas por cientistas ou pensadores que trabalhavam isoladamente. Muitas vezes, eles chegavam a desenvolver, sem saber, a mesma ideia, pois não tinham como trocar informações. O intercâmbio ficava apenas por conta dos mercadores, os comerciantes que viajavam de uma cidade para outra a fim de negociar suas mercadorias.
No fim da Idade Média, por volta de 1400, surgiram na Itália várias cidades-Estado governadas por poderosas famílias de comerciantes, como os Gonzaga e os Médici. Mais tarde, muitas dessas cidades se converteram nos Estados italianos da época moderna (1453-1789).
A passagem entre a Idade Média e o Renascimento baseou-se principalmente na valorização do homem e da vida na Terra, em oposição à espiritualidade característica da época medieval anterior.
Durante a Alta Idade Média (século V a XI), a Europa esteve desarticulada. Não havia comunicação entre os feudos e os vilarejos, que nasciam aqui e acolá. Também não existia um poder central em torno deles. A submissão ao rei e ao papa era plena.
As descobertas mais importantes eram feitas por cientistas ou pensadores que trabalhavam isoladamente. Muitas vezes, eles chegavam a desenvolver, sem saber, a mesma ideia, pois não tinham como trocar informações. O intercâmbio ficava apenas por conta dos mercadores, os comerciantes que viajavam de uma cidade para outra a fim de negociar suas mercadorias.
No fim da Idade Média, por volta de 1400, surgiram na Itália várias cidades-Estado governadas por poderosas famílias de comerciantes, como os Gonzaga e os Médici. Mais tarde, muitas dessas cidades se converteram nos Estados italianos da época moderna (1453-1789).
A passagem entre a Idade Média e o Renascimento baseou-se principalmente na valorização do homem e da vida na Terra, em oposição à espiritualidade característica da época medieval anterior.
* Pierro dela Francesa: a geometria do ser humano.
Sua pintura não tem por função principal representar acontecimentos e transmitir emoções. Suas obras apresentam (na maioria das vezes) composição geométrica combinada ao uso de áreas de luz e sombra.
* Botticelli: A linha que sugere ritmo.
Suas obras apresentam um ritmo suave e gracioso as figuras. Seus quadros ( com temas tirados da antiguidade cristã) buscam expressar o ideal de beleza do artista.
(exemplos nas imagens)
Sua pintura não tem por função principal representar acontecimentos e transmitir emoções. Suas obras apresentam (na maioria das vezes) composição geométrica combinada ao uso de áreas de luz e sombra.
* Botticelli: A linha que sugere ritmo.
Suas obras apresentam um ritmo suave e gracioso as figuras. Seus quadros ( com temas tirados da antiguidade cristã) buscam expressar o ideal de beleza do artista.
(exemplos nas imagens)
*Leonardo da Vinci : Conhecimento cientifico e beleza artística.
Foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano. Aos 17 anos esteve em Florença, como aprendiz, no estúdio de Verrocchio, escultor e pintor já consagrado. Em 1482 foi para Milão, onde se interessou por questões de urbanismo e fez um projeto completo para a cidade. Projetou uma rede de canais e um sistema de abastecimento de água e de esgotos. Previu ruas alinhadas, praças e jardins públicos. Por volta de 1500, dedicou-se aos estudos de perspectiva e de óptica, de proporções e anatomia. Nessa época realizou inúmeros desenhos — cerca de 4 000 — acompanhados de anotações e os mais diversos estudos sobre proporções de animais, movimentos, plantar de edifícios e engenhos mecânicos.
Foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano. Aos 17 anos esteve em Florença, como aprendiz, no estúdio de Verrocchio, escultor e pintor já consagrado. Em 1482 foi para Milão, onde se interessou por questões de urbanismo e fez um projeto completo para a cidade. Projetou uma rede de canais e um sistema de abastecimento de água e de esgotos. Previu ruas alinhadas, praças e jardins públicos. Por volta de 1500, dedicou-se aos estudos de perspectiva e de óptica, de proporções e anatomia. Nessa época realizou inúmeros desenhos — cerca de 4 000 — acompanhados de anotações e os mais diversos estudos sobre proporções de animais, movimentos, plantar de edifícios e engenhos mecânicos.
Aos 13
anos, Michelangelo
(1475-1564)
foi aprendiz de Domenico Ghirlandaio, consagrado pintor de Florença. Depois, frequentou
a escola de escultura mantida por Lourenço Médici, também em Florença. Entre
1508 e 1512, trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano, para
o qual concebeu grande número de cenas do Antigo Testamento.
*Rafael: a simplicidade
e a harmonia
Rafael
Sanzio (1483-1520) é considerado o pintor renascentista que
melhor desenvolveu os ideais clássicos de beleza: harmonia e regularidade
de formas e cores. Tornou-se muito conhecido por pintar as figuras de Maria e
Jesus, e seu trabalho transformou-se em modelo para o ensino de pintura em
muitas escolas mais tradicionais.
A arquitetura
No período românico construíam-se
templos fechados. A arquitetura gótica buscou a verticalidade. Já o arquiteto
do Renascimento buscou espaços em que as partes do
edifício parecessem proporcionais entre si. Procurou, ainda, uma ordem que
superasse a busca do infinito das catedrais góticas
Um dos primeiros arquitetos a expressar
esses ideais foi Filippo Brunelleschi
Exemplo
de artista completo, foi pintor, escultor e arquiteto,além de dominar
conhecimentos de matemática e geometria. Destacou-se como construtor e teve
participação decisiva na construção da catedral de Florença - igreja de Santa
Maria dei Fiore. A construção dessa catedral começou em 1296; em 1369 as obras
haviam terminado, mas o espaço a ser ocupado por uma cúpula continuava
aberto. Em 1420, coube a Brunelleschi projetá-la.
A
Pintura
No fim da Idade Média e no Renascimento, predomina uma
interpretação cientifica do mundo. Sobretudo na pintura, isso se traduz nos
estudos da perspectiva segundo os princípios da matemática e da geometria.
O uso da perspectiva conduz a outra tendência do período: o uso do
claro-escuro, que consiste em pintar algumas áreas iluminadas e outras
na sombra. Esse jogo de contrastes dá aos corpos uma aparência de volume. A
combinação da perspectiva e do claro escuro, por sua vez, contribui para dar maior
realismo às pinturas, isto é, torna-as mais próximas da
realidade.
Outro aspecto da arte do Renascimento, em especial da pintura, é a
formação de um estilo pessoal. Mais livre em relação ao rei e à Igreja, o
artista é como o vemos hoje: um criador independente, que se expressa contando
apenas com sua capacidade de criação. Daí haver, no Renascimento,
inúmeros artistas de prestígio, com
características próprias.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAna Maria Lucena nº3
ResponderExcluirEntre as características do renascimento na Itália, destacam-se:
* Racionalidade
* Dignidade do Ser Humano
* Rigor Científico
* Ideal Humanista
* Reutilização das artes greco-romana.
Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.
Na pintura destacam-se:
* Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
* Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
* Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
* Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
* Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes.
* Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.
KAIQUE DO VALE SOUSA Nº25
ResponderExcluirO RENACIMENTO NA ITALIA
O Renascimento foi um movimento que marcou o início de um processo de renovação cultural, que se desenvolveu durante os séculos XV e XVI. Esse movimento que buscou inspiração nos modelos da cultura greco-romana (Antiguidade Clássica), teve início na Itália e depois irradiou-se pela Europa.
A partir do ano 1400, o interesse pela cultura clássica deu um novo impulso às artes, às ciências e à filosofia na Europa e foi incentivado pela descoberta dos novos continentes e pela invenção da imprensa e da bússola.