Arte Pré-Colimbiana
Consideram-se arte pré-colombiana as manifestações
artísticas dos povos nativos da América espanhola antes da chegada de
Cristóvão Colombo, em 1492. Tudo o que resta das grandes civilizações do
período anterior à colonização do continente americano pelos europeus é
sua "arte". Neste caso "arte" compreende objetos com funções
definidas, em geral mágica ou religiosa, e também artigos simplesmente
belos, criados para decoração. Fazem parte do universo artístico dessas
civilizações tanto os templos e casas quanto as esculturas, relevos,
pinturas, utensílios domésticos, objetos ornamentais, amuletos e
tecidos. De autoria desconhecida, as obras são realizadas por artífices,
cuja tarefa é transpor para os materiais (pedra, barro, metal etc.)
padrões de representação predeterminados pelas crenças ou ciências de
cada povo. Entre os estudiosos, a identificação, a interpretação e a
comparação dos sistemas de representação dos povos ameríndios servem
para classificá-los e decifrar um pouco de sua cultura como um todo.
Santa Maria, uma das caravelas da esquadra de Cristóvão Colombo
Arquitetura Pré-Colombiana... Maias, Astecas e Incas
Civilização Maia
No final do séc. XV, a América foi descoberta pelos espanhóis e
portugueses. Enquanto na Europa vivia-se o auge do Renascimento, na
América as construções apresentavam uma evolução bem diferenciada.
As civilizações americanas que mais se destacaram nesse período foram: México e Peru.
No sul mexicano, mais precisamente na Península de Yucatan, desenvolveu-se a civilização Maia
(1000 a.C), porém, seu desenvolvimento mais significativo se deu entre
os 300 - 1000 d.C. Projetaram grandes edificações entre pirâmides e
palácios.
A foto acima refere-se ao Templo das Inscrições de Palenque (México). Abaixo, está o Templo do Sol, também em Palenque:
Contudo, as mais intrigantes das construções Maias, talvez sejam: Templo do Jaguar, Poço Sagrado e de Chichen Itza
A
arquitetura Maia esteve sempre muito ligada aos seus ideais religiosos.
Os Maias eram politeístas, e também acreditavam na vida pós morte. Ao
lado da arquitetura, a arte Maia se desenvolveu intensamente na
escultura, com os monólitos, amplamente coloridos e refinados que
decoram os templos e palácios.
Segue abaixo o monólito do calendário Maia:
Civilização Asteca
A última civilização a se desenvolver antes da chegada dos colonizadores, foi a civilização Asteca, entre os meados dos séc. XIV e XVI. Contribuíram para a arquitetura do ponto de vista urbanístico, criando a cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), situada próxima a ilha do lago Texcoco, de
forma bem organizada. Os astecas ergueram grandes pirâmides, templos e
luxuosos palácios. Eram também politeístas como os Maias, e também
acreditavam no ritual de sacrifícios humanos para deixar os deuses mais
tranquilos.
Assim como os egipcios, e povos antigos, retratavam seu cotidiano em todas as formas de arte.
Pirâmide Asteca de Tenochtitlán
Ao ser invadida pelos colonizadores espanhóis, a cidade foi destruída
para a construção da nova Cidade do México, restando apenas algumas
ruínas, porque grande parte deste acervo, encontra-se soterrado.
Os espanhóis no intuito de ampliar a nova cidade, aterraram o lago
Texcoco, criando então um solo extremamente frágil. A terra não é capaz
de suportar o peso das novas construções, o que torna a Cidade do
México, um dos piores solos do mundo para se construir... Todas as
edificações sofrem recalque nas estruturas, ou seja, a Cidade do México
está afundando!
Esse castelo asteca ainda sobrevive... "Palácio de Chapultepec", hoje é utilizado como museu:
Civilização Inca
Desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes, especialmente no Peru.
A arquitetura Inca impressiona pela sua imponência e simplicidade na
construção pedra sobre pedra, uma vez que seu único elemento ornamental,
são as portas em forma de trapézio (ruas da cidade de Cuzco, e Machu Picchu).
Por ser uma região afetada pela presença constante de terremotos, os
Incas desenvolveram uma técnica construtiva de amarração de pedras, de
modo que suas construções ganharam uma resistência frente a movimentação
de terra. E os colonizadores espanhóis, percebendo essa grande sacada,
usaram os muros incas como suportes para suas próprias construções...
Nada bobos esses espanhóis (rsrs).
Machu Picchu foi descoberta
somente no ano de 1911, revelando ao homem moderno toda a sua eficiente
estrutura urbana de uma sociedade bem antiga... Sua agricultura era
muito além do seu tempo, uma vez que plantavam nos chamados terraços
(degraus construídos nas costas das montanhas). Plantavam e colhiam milho e feijão (alimentos sagrados) e batata. Construíram canais de irrigação de solo, desviando o curso dos rios para as aldeias.
Como habitavam regiões montanhosas, os incas construíram várias estradas de acesso, todas em pedra.
A arte inca, destacou-se pela qualidade dos objetos esculpidos em ouro e prata, assim como a confecção de tecidos e jóias.
PINTURA E ESCULTURA
O
periodo colonial esteve dominado por motivos religiosos, inclusive os
gravados em madeira, retabolos, estátuas em madeira e altares elaborados
pelos artistas locais. Pode-se apreciar em todas as igrejas daquela
época e nas diversas pinacotécas do país.
MÚSICA
Era
utilizada, nas cerimonias religiosas, festas e reuniões. Os indígenas
utilizaram somente instrumentos de vento e percussão. Com a chegada dos
espanhóis introduziram os instrumentos de corda. Tinham influencias de
músicas africanas, que deu uma rica diversidade.Todos esses rítimos
foram se fundindo, provocando novos rítimos.
ARTESANATO
Depois
da conquista, os índios incorporaram em seus trabalhos as técnicas
espanholas, porém mantiveram seus ancestrais motivos, desenhos e
modelos.
A grande variedade de plantas
e materiais existentes na região, contribuiram na diversidade do
artesanato, que destacam-se os trabalhos em cestarias, tecidos e a
olaria.
A região de Boyacá é a principal fabricante de artesanato do país.
Arte Pré-Cabralina
A Arte Pré- Cabralina é a arte que tínhamos antes da chegada
de Pedro Alvares Cabral ao Brasil, a arte dos índios antes da colonização. O
período pré-cabraliano: a fase Marajoara e a cultura Santarém. A história pré-cabraliana
do Brasil se refere a uma etapa da História do Brasil que se inicia com o
primeiro povoamento do território atualmente compreendido pelas fronteiras do
Estado Nacional brasileiro (iniciado, acredita – se hoje, há 60 000 anos) e
termina no ano de 1500, canonicamente estabelecido como o “descobrimento do
Brasil”.
O Brasil pré-cabraliano recente costuma ser estudado através
das línguas nativas. Com efeito, o estudo sobre as línguas nativas permite
compreender inúmeros aspectos das culturas pré-cabralinas, além de seus
parentescos históricos e de suas migrações.
Apenas um grupo pré-cabraliano recente foi associado suficientemente aos achados antigos: os grupos da família linguística Tupi-Guarani. Estes, na época da chegada dos europeus, dominavam o atual litoral brasileiro, conhecido por “Pindorama”. Outra fonte importante para a reconstrução da história recente dos povos pré-cabralianos é a mitologia indígena.
Apenas um grupo pré-cabraliano recente foi associado suficientemente aos achados antigos: os grupos da família linguística Tupi-Guarani. Estes, na época da chegada dos europeus, dominavam o atual litoral brasileiro, conhecido por “Pindorama”. Outra fonte importante para a reconstrução da história recente dos povos pré-cabralianos é a mitologia indígena.
ARQUITETURA
Taba
ou Aldeia é a reunião de 4 a 10 ocas, em cada oca vivem várias famílias
(ascendentes e descendentes), geralmente entre 300 a 400 pessoas. O
lugar ideal para erguer a taba deve ser bem ventilado, dominando
visualmente a vizinhança, próxima de rios e da mata. A terra, própria
para o cultivo da mandioca e do milho.
No
centro da aldeia fica a ocara, a praça. Ali se reunem os conselheiros,
as mulheres preparam as bebidas rituais, têm lugar as grandes festas.
Dessa praça partem trilhas chamadas pucu que levam a roça, ao campo e
ao bosque.
Destinada
a durar no máximo 5 anos a oca é erguida com varas, fechada e coberta
com palhas ou folhas. Não recebe reparos e quando inabitável os
ocupantes a abandonam. Não possuem janelas, têm uma abertura em cada
extremidade e em seu interior não tem nenhuma parede ou divisão
aparente.
INTURA CORPORAL E ARTE PLUMÁRIA
Pintam o
corpo para enfeitá-lo e também para defende-lo contra o sol, os insetos e
os espíritos maus. E para revelar de quem se trata, como está se
sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados.
Boa tinta, boa pintura, bom desenho garantem boa sorte na caça, na
guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem
padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser. Nos dias comuns a pintura
pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se
requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura
corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do
marido.
Assim
como a pintura corporal a arte plumária serve para enfeites: mantos,
máscaras, cocares, e passam aos seus portadores elegância e magestade.
Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim
utilitário, mas apenas a pura busca da beleza.
Kaique do vale sousa nº25
ResponderExcluirConsideram-se arte pré-colombiana as manifestações artísticas dos povos nativos da América espanhola antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492. Tudo o que resta das grandes civilizações do período anterior à colonização do continente americano pelos europeus é sua "arte". Neste caso "arte" compreende objetos com funções definidas, em geral mágica ou religiosa, e também artigos simplesmente belos, criados para decoração.
Muito bom!!
ExcluirMuito bom!!
ExcluirMaravilhosas historias
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAna Maria Lucena nº3
ResponderExcluirARTE PRÉ-CABRALINA
Trata-se da arte dos índios antes da colonização. O período pré-cabralino está dividido em dois conjuntos de produção artística: a fase Marajoara e a cultura Santarém.
A ARTE PRÉ-COLOMBIANA
As inúmeras culturas pré-colombianas eram responsáveis por uma arte muito elaborada, complexa e ligada ao sagrado, alcançando elevados níveis artísticos em cerâmica, ourivesaria, dança, estatuária, pintura, escultura etc. Nas diversas culturas que floresceram, do México à Argentina, vemos uma grande complexidade social, religiosa e espiritual. Isso se refletia sempre em suas várias formas artísticas.
Vemos nas culturas e civilizações pré-colombianas elevados níveis de qualidade no trabalho da metalurgia do ouro, cobre e platina, provando grande complexidade social, caráter urbano e uma especialização artesanal raras vezes igualada pelos povos da Europa por exemplo.
O título poderia ser mudado, pois a arte não evolui, ela se transforma ao longo do espaço/tempo.
ResponderExcluirGostei! Muito interessante é uma pena que a nossa história seja defasadamente contada e ensinada nos ambientes educacionais
ResponderExcluirGostei! Muito interessante é uma pena que a nossa história seja defasadamente contada e ensinada nos ambientes educacionais
ResponderExcluirGostei! Muito interessante é uma pena que a nossa história seja defasadamente contada e ensinada nos ambientes educacionais
ResponderExcluirOs indios do brasil,sempre foram um bando de bosta, compara os indios do Mexico com o do Brasil, Brasil é só palha e pena
ResponderExcluirOs indios do brasil,sempre foram um bando de bosta, compara os indios do Mexico com o do Brasil, Brasil é só palha e pena
ResponderExcluirOI
ResponderExcluirTO FZND TRABALHO
EAE tmb to
ExcluirEsse site é uma bosta !!!!!
ResponderExcluiroi to terminando meu trabalho
Excluirigual a você
ExcluirOI
ResponderExcluirTO FZND TRABALHO
uau, tooooop
ResponderExcluirameeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
ResponderExcluirMuito bom o artigo.
ResponderExcluirVoçe se esqueceu do artesanato da arte pre cabralina
ResponderExcluirwww
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostaria de expressar a minha gratidão ao Sr. Pedro e à sua empresa de crédito por aprovarem um empréstimo de 940.000,00 libras para me ajudar a expandir o meu negócio farmacêutico. O empréstimo tem uma taxa de juro anual de 2% e optei por um plano de reembolso a 5 anos. O Sr. Pedro é um credor de confiança que também oferece diversas opções de investimento e empréstimo para necessidades pessoais e empresariais. Para se candidatar, pode contactar o Sr. Pedro através do e-mail pedroloanss@gmail.com ou Whatsapp: +393510140339. Obrigado pela sua atenção.
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